domingo, 19 de abril de 2015

COBOGÓ

Cobogós na decoração

O cobogó foi criado há muito tempo, mas virou tendência forte nos anos 60, como você viu aqui na nossa série de postagens do blog. Com a valorização do paisagismo, o tijolinho vazado ganhou espaço e fez parte de fachadas e interiores de casas pelo país inteiro. Mas não pense você que essa moda parou por lá! Hoje, o cobogó ainda é bastante usado, de formas variadíssimas e de diferentes cores, materiais e formatos.
Ele nada mais é que um tijolinho vazado, feito inicialmente de cerâmica e, agora, também confeccionado com cimento, vidro, porcelana, madeira… Enfim, uma infinidade de materiais. Ele servia para dividir ambientes de forma diferenciada e leve: por ser todo furadinho, ele permite uma ventilação maior e facilita a entrada da iluminação natural.













Em lugares quentes, ele é um sucesso enorme: original de Pernambuco é superfácil e comum encontrar casinhas cheias de cobogós no norte, nordeste e em lugares quentes e secos como Brasília. Genuinamente brazuca, o cobogó é um acessório lindíssimo e sustentável por possibilitar uma casa mais iluminada e fresquinha de forma natural.

Esses elementos vazados dão um toque todo especial para a fachada de casas ou dentro de ambientes contextualizados de forma moderna. O efeito da luz sendo filtrada por esses tijolinhos é simplesmente incrível.














E aí, o que você acha dos cobogós? Coisa do passado ou acessório pra se ter em casa?

Bom DOMINGO..bom apetite!!