segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

A eleita cor do ano de 2016 foi o Ouro Monarca, um tom de amarelo meio ocre e dourado muito bonito. Segundo os estudos do Colour Future, atualmente o ouro e os tons dourados estão sendo usados em todas as áreas do mundo do design, por isso essa cor é uma forte tendência. O conceito que guiou a escolha foi o que eles chamaram de “olhando para os dois lados”. Eles constataram que uma questão muito atual é a valorização da tradição e da inovação ao mesmo tempo e acreditam que o Ouro Monarca traduz bem esse conceito.
A cor escolhida é muito versátil, combina com várias outras tonalidades e casa bem com diversos estilos de decoração.






Além da cor do ano, o Colour Future sempre traz uma paleta completa de cores tendências. A coleção deste ano tem 45 tons entre vermelhos, amarelos, violetas, laranjas, azuis, verdes e neutros.
O centro de pesquisa definiu que levar em consideração opiniões e pontos de vistas divergentes é uma forte tendência na atualidade. Essa ideia de opostos é vista em todas as outras tendências do Colour Futures 2016: “Tradição e Futuro”, “Palavras e Imagens”, “Claro e Escuro” e “Estrutura e Liberdade”.
Tradição e Futuro
Essa tendência mostra que ao valorizar a história de uma pessoa ou empresa, por exemplo, é possível se tornar mais firme e preparado para desenhar o futuro. Eles traduziram esse conceito em uma paleta com vermelhos que refletem a tradição, mas que têm também uma sensação viva e contemporânea que aponta para o futuro. A cor Chá Dançante, esse vermelho com um toque cor coral, foi a minha cor preferida da coleção inteira. Muito linda!




 Palavras e Imagens
A segunda tendência busca a valorização das palavras em um tempo onde as imagens têm mais destaque. O conceito pode ser visto na decoração por meio de aplicação de letras nos ambientes. Nas cores, eles usaram como inspiração os filtros do Instagram.





 Claro e Escuro
Essa tendência celebra a importância da escuridão. O escuro no sentido de se desligar de todas as luzes a que estamos conectados no dia a dia. As cores dessa paleta se mesclam suavemente, lembrando as nuances do anoitecer e do amanhecer.




 Estrutura e Liberdade
Essa tendência aponta que o estilo de vida urbano busca um caos controlado e que perder o controle pode ser assustador, mas é como as pessoas encontram a si mesmas. As cores dessa paleta são vivas e lúdicas, ainda que contidas pelo branco e preto. Entre os tons estão “Retiro Azul”, “Açafrão Indiano” e “Cinabre”.






 Sim, é normal ficar com vontade de pintar a casa toda depois de conhecer essas cores maras! :)